Just another WordPress.com site

ESPIRRO

O que é o espirro?

Espirro ou esternutação é uma forma

do corpo expulsar o dioxido de carbono em excesso, sob a forma de particulas liquidas (perdigotos). O espirro é geralmente um acontecimento ruidoso, mal cheiroso, e torna-se particularmente desagradável quando a pessoa que espirra nao põe a mão à frente. O espirro é uma expulsão de ar, convulsiva e semi-autônoma, do nariz e boca. Algumas doenças podem ser transmitidas pelo espirro que espalha até 40.000 gotículas infecciosas cujo diamêtro varia de 0.5 a 5 µm.

Os micropêlos existentes na traqueia quando percebem alguma irritação, enviam um sinal para o cérebro, que imediatamente responde, e é neste momento que espirramos e libertamos todas as bactérias que estavam provocando irritações. A velocidade de um espirro é de aproximadamente 150 Km/h.
Jamais tampe o nariz, nem segure o espirro, pois ao fazer isto, toda a pressão do espirro é passada para o ouvido, podendo danificar o tímpano.

Causa

O espirro geralmente é causado por irritação e às vezes por bloqueio bacteriano na garganta, pulmões ou nas passagens do nariz. Para espirrar de proposito, é recomendado que se façam cócegas com uma pena no nariz. Substâncias que causam alergia como pólen, pêlos de animais, poeiras, assim como outras partículas que não causam alergia são geralmente inofensivas, mas quando irritam o nariz, o corpo responde ao expirá-las das passagens nasais.

O espirro é uma reação do corpo à obstrução das vias nasais, principalmente o nariz e a garganta. Sua função é expelir do corpo algo que o está incomodando. É por isso que espirramos quando estamos em ambientes empoeirados, sujos ou muito perfumados. Outra ocasião em que espirramos bastante é quando estamos resfriados. Nesse caso, o organismo usa o espirro para tirar do corpo o catarro dos pulmões.

Os músculos das costas, abdômen, aqueles abaixo das costelas estão envolvidos no espirro. Quando poeira, fumaça ou cheiro irrita o nariz, o centro respiratório é informado e interrompe a respiração normal, faz você inspirar profundamente… E subitamente faz todos esses músculos se contraírem, empurrando todo o ar para fora de uma vez só. A glote bloqueia a saída do ar dos pulmões, como se fosse uma tampa na garganta e logo em seguida se abrem, liberando o caminho.

Resposta de fechamento da pálpebra

Geralmente é considerado impossível alguém manter as pálpebras abertas durante um espirro. O reflexo de fechar os olhos é devido a uma proposta não óbvia: os nervos que servem os olhos e nariz estão próximos e relacionados, e o estímulo a um deles geralmente estimula alguma resposta no outro. Entretanto o fechamento dos olhos pode proteger os ductos lacrimais e vasos sanguíneos das bactérias expelidas no espirro.

 

 

About these ads

Comentários em: "ESPIRRO" (13)

  1. Muito bom o blog de vcs, bem explicado e com bastante imagem! Bem interessante o post sobre espirro, sempre tentei espirrar de olho aberto e nunca consegui.. agora sei o porque. Muito bom continuem assim!

  2. Sempre bom falar de coisas diárias nossas, como o espirro. pouca gente sabe algo sobre este ato tão comum ! valeu

  3. Não gostei da aparência do blog, pois deixa a leitura cansativa com as letras muito juntas e o fundo preto, e encontrei alguns erros de acentuação, mas nada sério. O post do sistema respiratório ficou legal, da pra entender bem a fisionomia e funcionamento do jeito que foi mostrado, mesmo postado com a aparência que está. A imagem da japonesa espirrando “linda” rsrs, Resumindo: está bom.
    Felipe e Lorena

  4. O Blog de vocês está muito bom, e esse post sobre o espirro foi muito bem feito e bem interessante.

  5. Gostei dos seus posts, bem organizado tudo.
    O post de espirro foi bem explicado e resumido. Vídeo pequeno, mas que dá uma noção geral sobre o assunto. :)

    parabéns.

    podemos quase dizer que a proposta do espirro é inversamente proporcional ao estimulo dos olhos xD

    ou quase isso ne?!

    bjos bjos

  6. bem colorido o blog de vcs , mais o conteúdo fico bem legal e gostei dos videos , muito bom.

  7. ” proposta do espirro é inversamente proporcional ao estimulo dos olhos ” – ótima essa! kkkk

    Adoramos o post, ficou muito bem explicado! Havia algum tempo que não entrávamos no blog de vocês, e pelo que nos lembramos de como era antes melhorou muito! Ficou bem didático e o texto não foi nada cansativo de ler, muito pelo contrário, íamos lendo com o interesse aumentando a cada linha!
    Ana Alice e Cristina ♥

  8. Parabéns manos ficou excelente o blog de vocês! Achei massa o vídeo, e nem tinha reparado que fechamos os olhos guando respiramos. Gostei das imagens e como trataram do tema. Achei muito instrutivo!

  9. O post ficou ótimo, o vídeo é bem explicativo embora curto. O blog também ta bom, organizado e interessante. Continuem assim.

    Camila e Diogo

  10. Fabiano e Yasmin BioIfes disse:

    gostei muito do blog , só acho que deveria ter um pouco mais de imagens pois chama a atenção , mas o conteudo está bom. Parabéns.

  11. Tá bem legal o blog de voces.. muito massa a parada de que quando espirramos fechamos os olhos, imanero! Ficou bem explicativo (:

  12. bem legal o blog. gostei muito do fato de vocês explorarem questões diárias como fizeram com o espirro.

  13. O blog está muito bom e bem explicativo. Além disso, vcs esclareceram muito bem o porque de fecharmos os olhos quando espirramos. Parabéns!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: