Vólvulo do latim volvulus, por sua vez derivada do verbo volvo, volvere, que significa enrolar, rodar é a torção feita erroneamente de alguma porção do canal digestório. Pode ocorrer em alguns segmentos do trato digestivo, como o estômago, intestino delgado, ceco, cólon, porém é relativamente mais comum no cólon sigmóide (porção final do intestino grosso que desemboca no reto), por sua extensão e livre mobilidade na cavidade abdominal. Uma das variações do vólvulo mais raras é o vólvulo da vesícula biliar que foi descrita pela primeira vez em 1898 por Wendel. Desde então, cerca de 300 casos foram relatados.
Quem tem mais propensão a ter obstrução intestinal por vólvulo são pessoas idosas, as que perdem muito peso em pouco tempo, ou aquelas pessoas que nascem com predisposição a doença.
O vólvulo além de poder ser observado em humanos também pode ser encontrado facilmente em outros mamíferos principalmente em: caninos, equinos, bovinos, caprinos e felinos. Pela gravidade dos problemas gerados e sequelas que o vólvulo pode acarretar ela é uma doença que apresenta emergência cirúrgica.
Os sinais e sintomas podem incluir dores abdominais, náuseas, vômitos e sangue nas fezes. O vólvulo quando ocorrente apresenta uma única maneira de ser desfeita que é através de uma cirurgia via abdominal como a Larapotomia (cirurgia procedimento que envolve uma grande incisão através do abdômen da parede para ter acesso à cavidade abdominal) para liberar a obstrução e assegurar o fluxo normal do sangue para o intestino.
Comentários em: "Vólvulo:" (1)
Interessante nao conhecia essa doenca.