Just another WordPress.com site

Vólvulo:

Vólvulo do latim volvulus, por sua vez derivada do verbo volvo, volvere, que significa enrolar, rodar é a torção feita erroneamente de alguma porção do canal digestório. Pode ocorrer em alguns segmentos do trato digestivo, como o estômago, intestino delgado, ceco, cólon, porém é relativamente mais comum no cólon sigmóide (porção final do intestino grosso que desemboca no reto), por sua extensão e livre mobilidade na cavidade abdominal. Uma das variações do vólvulo mais raras é o vólvulo da vesícula biliar que foi descrita pela primeira vez em 1898 por Wendel. Desde então, cerca de 300 casos foram relatados.

Quem tem mais propensão a ter obstrução intestinal por vólvulo são pessoas idosas, as que perdem muito peso em pouco tempo, ou aquelas pessoas que nascem com predisposição a doença.

O vólvulo além de poder ser observado em humanos também pode ser encontrado facilmente em outros mamíferos principalmente em: caninos, equinos, bovinos, caprinos e felinos. Pela gravidade dos problemas gerados e sequelas que o vólvulo pode acarretar ela é uma doença que apresenta emergência cirúrgica.

Os sinais e sintomas podem incluir dores abdominais, náuseas, vômitos e sangue nas fezes. O vólvulo quando ocorrente apresenta uma única maneira de ser desfeita que é através de uma cirurgia via abdominal como a Larapotomia (cirurgia procedimento que envolve uma grande incisão através do abdômen da parede para ter acesso à cavidade abdominal) para liberar a obstrução e assegurar o fluxo normal do sangue para o intestino.

Os sinais e sintomas podem incluir dores abdominais, náuseas, vômitos e sangue nas fezes . O tratamento é a cirurgia para liberar a obstrução e assegurar o fluxo normal do sangue para o intestino.

Comentários em: "Vólvulo:" (1)

  1. Prof. Manuella disse:

    Interessante nao conhecia essa doenca.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: